Pagina optimizada para Google Chrome

quinta-feira, 19 de maio de 2011

RTP fecha sinal da Rádio Digital investimento de 6,3 milhões

A partir de 1 de Junho a RTP vai fechar os emissores de rádio T-DAB (sistema digital de rádio) onde investiu mais de 6,3 milhões de euros ao longo dos últimos anos. O objectivo é poupar, meta que levou também à suspensão de emissores de onda curta (frequência de longa distância).

Esta última decisão está longe de agradar ao provedor do Ouvinte, Mário Figueiredo, que é "absolutamente contra a medida de suspender as emissões em onda curta, através dos emissores do Serviço Internacional da RDP". Fonte da RTP defende, contudo, que as decisões se prendem com "redução de custos", sendo que, em ambas as frequências, "é reduzido o número de ouvintes". "No caso da onda curta, as emissões da RDP Internacional "podem ser asseguradas alternativamente através de satélite e internet, com maior qualidade", diz a mesma fonte.

A onda curta era importante nas transmissões de longa distância, "por exemplo, comunicações entre embarcações e camionistas, mas caiu em desuso", diz a RTP.

Joaquim Amorim, do Sindicato das Pescas Sul, que representa pescadores de alto-mar, diz ao CM: "Não sabemos de nada, mas questionamos: qual a alternativa? É que em alto-mar ouvimos rádio através de onda curta". Já as frequências T-DAB, cujo direito de utilização foi revogado pela Autoridade Nacional das Comunicações, serviam um nicho de ouvintes da Antena 2, que podem continuar a ouvir rádio, se mudarem a frequência para FM. No entanto, o investimento feito em receptores específicos é perdido. José Faustino, da Associação Portuguesa de Rádios (APR), congratula-se com a decisão da RTP, dizendo que "o T-DAB servia meia dúzia de ouvintes e de gente ligada à rádio. O impacto desta medida é positivo, sobretudo porque poupa dinheiro ao Estado", conclui.

Fonte
cmjornal.xl.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...