A RTP pediu ao Governo a "suspensão temporária" das emissões da RDP Internacional em Onda Curta após uma avaliação devido ao reduzido número de ouvintes e aos custos acrescidos, disse à Lusa fonte oficial da empresa.
"A análise teve por base vários factores: o cada vez menor número de ouvintes servidos por esta plataforma de distribuição, os custos acrescidos dos últimos anos e o aumento das necessidades de investimento", afirmou a mesma fonte, acrescentando que "as estações de Onda Curta estão velhas e a precisar de substituição".
Por outro lado, prosseguiu, "as emissões da RDP Internacional podem ser asseguradas alternativamente através de satélite, cabo ou DTH e Internet, com menores custos e maior qualidade, servindo a esmagadora maioria" dos ouvintes da RDP Internacional.
"Por estas razões, a RTP pediu à tutela a suspensão temporária das emissões da RDP Internacional em Onda Curta, para posterior avaliação das consequências da decisão", referiu a fonte oficial da RTP, ressalvando que a suspensão não tem ainda data marcada "por serem necessários procedimentos de consulta prévia" à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
"Só no final do prazo da suspensão provisória será feita uma avaliação das consequências da mesma e tomada uma decisão definitiva", adiantou, lembrando que "vários operadores internacionais têm optado" nos últimos anos "pelo fim ou diminuição das emissões de Onda Curta".
Itália, Holanda, Inglaterra e Alemanha são países que tomaram medidas nesse sentido, apontou a fonte à Lusa.
Em rádio, a Onda Curta corresponde à transmissão que cobra uma distância mais longa.
Fonte: briefing