Pagina optimizada para Google Chrome

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Emissão especial dedicada aos 45 anos do programa Cinco Minutos de Jazz

Hoje pelas 21h55m o programa mais antigo da Rádio portuguesa tem uma Emissão especial dedicada aos 45 anos do programa de José Duarte, Cinco Minutos de Jazz Inclui a transmissão do um concerto Jazz em que participam:

-Rodrigo Amado (saxofone barítono & tenor)
-Miguel Mira (violoncelo)
-Gabriel Ferrandini (bateria & percussão)


Fonte: rtp.antena1

TSF comemora 23 anos

TSF comemora 23 anos e tem promoção no Youtube



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ouvintes Cidade FM escolhem menu da estação no Chilli's

A rádio Cidade FM acaba de lançar, em conjunto com o restaurante Chili’s, um novo desafio aos seus ouvintes: escolher o “menu Cidade FM”. Até 6 de Março, os fãs desta estação de rádio podem votar nos 9 pratos diferentes que se encontram no site. 

No site, pode eleger-se de entre uma variedade de hamburguers e fajitas, como “bacon burguer”, “oldtimer burguer”, “fajita quesadillas”, “fajita pita” e mais outros 5 pratos. Os 3 pratos mais votados farão parte do menu da rádio que nasceu a pensar no público mais jovem.

O menu escolhido pelos ouvintes poderá ser degustado no restaurante Chilli’s, em Telheiras, Lisboa, a partir de 21 de Março até ao final de Abril. Este irá ser composto por entrada (Wings over buffalo), prato (escolhido pelos ouvintes) e bebida (refrigerante, nectar ou água) pelo preço de 13,50€.

“Esta é mais uma acção da Cidade FM que prova a sua irreverência e criatividade. Não temos dúvidas que os nossos ouvintes irão aderir maciçamente a este desafio” afirma Nuno Gonçalves, director de programas da Cidade FM.

Fonte: briefing

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pessoal e... Transmissível vence galardão de melhor programa de rádio

O programa Pessoal e... Transmissível, da TSF, ganhou o prémio de Melhor Programa de Rádio, um galardão atribuído durante a gala da Sociedade Portuguesa de Autores, realizada esta segunda-feira.

O programa Pessoal e... Transmissível, da autoria de Carlos Vaz Marques, cumpre uma década este ano.

Ao receber o galardão, Carlos Vaz Marques frisou que o prémio foi «a melhor prenda que podia ter», a par da «honra de poder mostrar» aquilo que faz.

O jornalista disse ainda ter «muita sorte por todos os dias encontrar gente tão talentosa».

Na mesma categoria concorriam Nuno Domingues (actualmente jornalista da TSF) com o programa "Minuto a Minuto", do extinto Rádio Clube Português, e Madalena Balça, com "Heróis como nós", da Antena 1.

O Programa "Pessoal e... Transmissível" passa na Emissão da TSF de terça a quinta-feira pelas 19:10 horas e repete à 1:00. Pode ainda ser consultado na página electrónica do programa.

Fonte: tsf.on line

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

RFM e a Cabovisão juntos em "Viagem ao Centro da Atenção"

Juntamente com a estação de rádio RFM, a Cabovisão, operador de rede por cabo, iniciou uma Viagem ao Centro da Atenção que visa percorrer Portugal, durante 10 dias, para desafiar os habitantes de 20 cidades a ganhar inúmeros prémios. 

Com esta iniciativa, a Cabovisão pretende dar a conhecer os seus serviços de norte a sul do país. A RFM, por sua vez, vai garantir a animação da viagem.

Aquando da chegada da Cabovisão e da RFM a cada cidade, todos podem participar num passatempo para ganhar um LCD 3D de 40 polegadas ou serviços Cabovisão gratuitos por um ano. Para tal basta preencher um formulário simples e escrever uma frase com as palavras “Cabovisão” e “RFM”. A mais original ganha o 1º prémio (LCD), o segundo classificado será galardoado com um ano de serviço Triple Play da Cabovisão que conta com mais de 100 canais, telefone para a rede fixa nacional e internet de 10 Mb. O terceiro prémio refere-se a um ano grátis dos canais TV Cines. Os vencedores serão anunciados em Março.

O director de marketing da Cabovisão, Hugo Jorge, refere: “Com esta iniciativa pretendemos dar a oportunidade a todo o país de conhecer melhor a Cabovisão. Sentimos que desta forma conseguimos reforçar o nosso desejo de estar mais perto e prestar toda a Atenção aos nossos públicos de Norte a Sul”.

Fonte: briefing

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESTREIA hoje na Antena1! A Rede da Rádio onde os ouvintes sugerem e produzem os seus conteúdos, com recurso às redes sociais.

RTP - Antena 1 Autoria/Produção/ Apresentação : Madalena Balça Difusão: 4ª feira Horário: 23h12 Periodicidade: Semanal "A Rede da Rádio" entrelaça pessoas numa teia feita de sons. A rádio abre-se, assume-se como uma verdadeira (a primeira...) rede social e deixa que quem ouve se faça ouvir. Reencontra-se assim com a sua mais profunda vocação, mas alarga os seus horizontes baralhando os conceitos de emissor/receptor. "A Rede da Rádio" será construída com recurso à interação permanente com as redes sociais nomeadamente o Facebook, e assumirá um formato onde os seus conteúdos serão ou sugeridos ou produzidos pelos seus ouvintes/amigos. Assim, aqui caberão reportagens, crónicas ou entrevistas realizadas pelos próprios ou pela "gestora"/realizadora da rede - Madalena Balça - seguindo sempre as sugestões de quem ouve. Assim ficaremos todos entreligados n' "A Rede da Rádio" que liga Portugal.


Residentes no distrito de Setúbal ouvem mais rádio



Os dados do Bareme Rádio da Marktest mostram que os residentes no distrito de Setúbal foram, em 2010, os que registaram maior audiência acumulada de véspera para o meio rádio


Considerando os resultados anuais do Bareme Rádio da Marktest , vemos que durante o ano de 2010 a audiência acumulada de véspera de rádio se situou em 55.9%, percentagem de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmou ter ouvido rádio na véspera.

Os residentes dos distritos de Setúbal e Porto foram os que mais se distanciaram deste valor médio, com 59.6% e 59.5% deles a referir ter ouvido rádio na véspera.

Pelo contrário, nos distritos de Bragança e de Beja observaram-se as taxas mais baixas, de 41.4% e 41.7%, respectivamente.

Os residentes nos distritos de Braga, Lisboa e Coimbra também revelaram audiência de rádio acima da média do universo, respectivamente com 58.8%, 58.6% e 57.3% de audiência acumulad


Fonte: marktest

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A TSF em Tallinn, Capital Europeia da Cultura 2011

Ao longo desta semana a TSF visita Tallinn, uma das Capitais Europeias da Cultura 2011, a par com Turku, na Finlândia. A capital da Estónia antecede a cidade de Guimarães, que será Capital Europeia da Cultura em 2012. Mas, antes de passar o testemunho à cidade portuguesa, Tallinn quer abrir as portas da cidade ao mar. Depois de anos de costas voltadas para o báltico, a capital da Estónia pretende este ano contar histórias da costa marítima, explicou à TSF o responsável do projecto Tallinn 2011.




Fonte: tsf

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Renascença distinguida no Prémio Paridade

A Rádio Renascença foi distinguida com uma Menção Honrosa do Prémio Paridade, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através da reportagem realizada pela jornalista Filomena Barros sobre “Casos de Sucessos do Rendimento Social de Inserção”. 
A peça foi transmitida no programa Espaço Aberto, no dia 22 de Novembro de 2009.

filomenabarros.jpgOs prémios têm como objectivo a criação de um ambiente propício à igualdade, fomentando uma imagem equilibrada das mulheres e dos homens nos meios de comunicação social, dando grande importância às questões políticas, sociais, económicas e culturais.

O júri do Prémio Paridade é composto por cinco elementos, de reconhecida competência na área da Igualdade de Género e da Comunicação Social e é presidido pela Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

A entrega deste prémio e das menções honrosas será feita pelo Ministro da Presidência, no decorrer de uma cerimónia pública que terá lugar no próximo dia 18 de Fevereiro.

Fonte: briefing 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Reportagem TSF sobre o Haiti recebe Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha


A Reportagem TSF «Missão Haiti» foi galardoada com o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha.
A reportagem de João Francisco Guerreiro e Luís Borges, galardoada na categoria Rádio, foi emitida a 11 de Fevereiro de 2010 e retrata a operação humanitária lançada na sequência do terramoto que fez desmoronar as estruturas do país.
Na sua apreciação, o júri do prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha realçou a grande riqueza de vozes que a reportagem «Missão Haiti» faz reviver, através de uma variedade de sons e gravações dos dias que se seguiram ao terramoto.
Ao Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha podem concorrer trabalhos de jornalistas dos países ibero-americanos, Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel e Marrocos, com trabalhos publicados em castelhano e português.
O jornalista João Francisco Guerreiro entrevista alguns haitianos nos dias após o sismo

Pode ouvir a reportagem premiada na página do programa Reportagem TSF

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

“Os bons estão na rádio. Os melhores estão no SPOT”

Foi hoje lançada oficialmente a 3ª edição dos Prémios SPOT – Prémios de Publicidade na Rádio, uma iniciativa com organização conjunta da Media Capital Rádios, grupo r/com e a Controlinveste Media.“Os bom estão na rádio. Os melhores estão no SPOT” é o mote do evento.


premios_spot.jpgSalvador Bourbon Ribeiro, responsável da área comercial da Media Capital Rádios, anunciou os nomes dos participantes que viriam a dar vida a uma conversa moderada por Cristina Amaro (do programa Imagem de Marcas), com participação de Rita Torres Baptista (directora de marketing do BES), Edson Athayde (publicitário) e Paula Cordeiro (coordenadora em unidade em ciências da comunicação do ISCSP e coordenadora científica do Rádio em Congresso).

Cristina Amaro lançou o mote para o debate. “Os novos desafios do mercado publicitário na rádio”. A pergunta lançada foi especificamente para o único publicitário que, melhor do que ninguém, poderia responder à perguntar sobre a abertura por parte do mercado publicitário na rádio. Em resposta, Edson admitiu que a pergunta deveria ser colocada ao contrário, uma vez que quanto mais abertura houver por parte deste meio, melhor para os publicitários. Para ele, não existe um momento bom ou mau para fazer publicidade em rádio; o importante é encontrarem-se coisas e pessoas interessantes para o fazer.


No evento, que decorreu esta manhã no Auditório do Diário de Notícias, Edson Athayde defendeu que nem sempre os formatos tradicionais em publicidade para rádio são os que chamam mais a atenção dos ouvintes; pelo contrário. Contudo, torna-se necessário convencer os anunciantes que a mensagem a passar deve seguir o exemplo que até agora sempre foi seguido: 30 segundos são essenciais para se transmitir uma ideia.

Rita Torres Baptista relembrou que o mérito que o Banco Espírito Santo (BES) tem por ser considerado o maior anunciante em rádio deve-se o modo como os seus publicitários fazem o seu trabalho. O BES passa a sua publicidade na rádio durante as 52 semanas do ano e é o resultado final das mesmas que faz com que o ouvinte interprete como deve ser a mensagem transmitidas. Mas para isso é necessário fugir à normalidade e enveredar pelo caminho fora do comum, considera.


A par disso, a directora de marketing do BES sublinha que "é necessário construir uma série de frases num curto espaço de tempo. Num formato tradicional que implica os 30 segundos"; e noutro que sai do convencional com assuntos que interessam à audiência. Isto é, não com assuntos de agenda da empresa, mas que entretenham o público-alvo.

Contudo, com os novos desafios que plataformas inexistentes há 10 anos atrás trazem, a rádio vê-se obrigada a “transformar-se”. Paula Cordeiro, perita na área da rádio e da sua evolução, admite que nos últimos tempos este meio tem vindo a adoptar a linguagem visual, lembrando que a rádio sempre enfrentou desafios, sobretudo no século XX com o aparecimento da televisão. E isso, leva a especialista a afirmar que a mítica frase “a rádio está sempre a morrer” é totalmente errada e que correcto seria dizer-se que “a rádio esta constantemente e renovar-se”. 

Actualmente, a rádio pode ser ouvida em várias plataformas: internet, rádio, telemóvel, aplicações. O grande desafio que se lhe impõe é saber quais as necessidades dos ouvintes, ir ao encontro dessas necessidades que, muitas vezes, têm resposta na publicidade. Publicidade essa que, “devido aos cortes orçamentais, tem vido a ser cada vez menos e esse desinvestimento obrigou a que as rádios fossem suficientemente criativas para continuar a cativar esse investimento e acima de tudo o tornar mais eficiente e eficaz. Ou seja, deixa de ser um investimento essencialmente em spots, chegando mais a uma parte de conteúdos de entretenimentos associados a marcas”, revela Paula Cordeiro.

Aproveitando o início da nova rádio Vodafone FM, Cristina Amaro questionou os convidados sobre o facto de que, tal como esta marca, também outras poderem seguir pelo mesmo caminho. Edsion admitiu que espera, nos próximos meses, ver outras empresas a fazerem-no, uma vez que pode tornar-se mais uma tendência. Já Rita Baptista revelou que tal é interessante mas que a sua marca, o BES, não possui o perfil ideal para se constituir enquanto uma emissora.

Mais realista, Paula Cordeiro reconhece que a questão da Vodafone não tem tanto que ver com a rádio mas antes com a música. Este segmento, que parece estar a perder-se, segundo a coordenadora científica do Rádio em Congresso, vai ser reavivado pela Vodafone FM que, ao lançar novos artistas musicais, vai poder, posteriormente, partilhar tudo não apenas nas redes sociais mas com os seus clientes através de aplicações que poderão ser descarregadas para os telemóveis.

Porém, Paula Cordeiro admite achar estranho ainda não terem aparecidos mais marcas, mesmo sem serem de operadoras móveis, a criar as suas próprias rádios. Tal como esclarece Edson Athayde, esta é já uma forma de publicitar a própria marca.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Vodafone FM toca em mupis da cidade de Lisboa e Porto

A OMD, empresa do grupo Omnicom Media Group, desenvolveu uma campanha inovadora que assenta numa rede de mupis com som, que emitem a Rádio Vodafone FM, em 40 locais diferentes, desde 31 Janeiro. 

A acção, que se enquadra na campanha de lançamento da nova rádio, aposta nos mupis MOP e Tequilha localizados junto a estações de metropolitano e universidades.

mupi_vodafone_fm_radio_p.jpg“Os transeuntes serão surpreendidos com a emissão da nova Rádio Vodafone FM, tendo assim um estímulo auditivo inesperado, quando contactam com a visualização do anúncio desta emissora, que, de resto, já se encontra nos mupis das cidades”, explica a OMD em comunicado. “Os mupis rádio desenvolvidos pela OMD complementam a forte e dinâmica campanha exterior, que convida o público a sintonizar a rádio”, sublinha a agência.

Segundo Filipa Osório, Managing Director da OMD, “esta acção é completamente inovadora pela sua interactividade, dirigida a um público urbano, jovem e irreverente. É uma campanha que estimula os sentidos”.

Fonte: briefing

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hoje as rádios convida-nos a sorrir

Hoje as rádios portuguesas unem-se hoje numa grande operação simultânea para nos fazerem  sorrir. A iniciativa começa às 8h00 e culmina num grande momento às 18h00, em todos o país. 


Às 8h00, às 9h00 e às 18h00, quem estiver ligado a qualquer rádio, vai receber, à hora certa, um convite para um grande momento: olhe ao seu lado, receba um sorriso e retribua. 


Estão juntos na iniciativa as rádios do Grupo r/com (Renascença, RFM, MEGA Hits e Rádio Sim), da RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Açores e RDP Madeira), da MCR (Rádio Comercial, Cidade FM, M80 e Star FM), da LusoCanal (Rádio Amália, Radar, Capital, Marginal, Oxigénio, Festival e Nova Era), do Grupo Controlinveste (TSF) e todas as rádios associadas da APR – Associação Portuguesa de Rádios e da ARIC - Associação de Rádios de Inspiração Cristã. 



Ao longo do dia, haverá uma presença contínua nas antenas das rádios e a televisão e as redes sociais irão também permitir acompanhar a iniciativa, revelando tudo o que se passa: comentários, reacções e os momentos mais emocionantes e divertidos. 


Participe Sorria


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os resultados do estudo Bareme Rádio da Marktest mostram que, no quarto trimestre de 2010, 79% dos portugueses ouviu rádio, pelo menos uma vez na semana.

Segundo os resultados agora divulgados pela Marktest relativos ao quarto trimestre de 2010, a RFM, do Grupo r/com, mantém-se como a estação de rádio mais ouvida em Portugal, com um reach semanal de 28.0%, uma audiência acumulada de véspera de 13.4% e 21.8% de share de audiência.
A Rádio Comercial, do Grupo Media Capital Rádios, manteve a segunda posição alcançada no trimestre anterior, obtendo agora um reach semanal de 20.1%, uma audiência acumulada de véspera de 9.5% e 12.7% de share de audiência./p>
A Rádio Renascença manteve a terceira posição, com 17.5% de reach semanal, 8.1% de audiência acumulada de véspera e 11.9% de share de audiência.
A TSF subiu ao quarto lugar, com 9.6% de reach semanal, 4.6% de audiência acumulada de véspera e 5.1% de share de audiência (consultar quadro).
Por Grupos de estações, o Grupo r/com assegurou 37.8% de share de audiência, com um reach semanal de 46.0% e 23.8% de audiência acumulada de véspera.
As estações do Grupo Media Capital Rádios registaram 26.6% de share de audiência, 35.2% de reach semanal e 17.6% de audiência acumulada de véspera.
As estações do Grupo RDP obtiveram 10.8% de share de audiência, um reach semanal de 17.1% e 7.8% de audiência acumulada de véspera.
A TSF obteve um share de audiência de 5.1%, com um reach semanal de 9.6% e 4.6% de audiência acumulada de véspera.

Segundo os dados do Bareme Rádio, 79.0% dos residentes no Continente com 15 e mais anos contactaram com este meio pelo menos uma vez durante a semana (período de sete dias) e 54.6% ouviram rádio na véspera.
A análise tem como base os resultados do quarto trimestre de 2010 do estudo Bareme Rádio daMarktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto


Renascença promove "Sítio do Pica-Pau Amarelo" adaptado por La Féria

A Rádio Renascença vai encher o Teatro Politeama de crianças, no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 11h, para assistirem ao musical “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, adaptado por Filipe La Féria. 
A Renascença lançou um passatempo às crianças portuguesas, aos pais e professores que consistia em criar uma boneca de trapos à semelhança da Emília, uma das principais personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Como resposta a este desafio, chegaram à rádio dezenas de trabalhos e de bonecas de trapos. Em prémio estava uma ida ao Teatro Politeama para assistir ao musical “Sítio do Pica-Pau Amarelo” com toda a sua turma.

A boneca vencedora veio do jardim de infância nº 8 de Santa Maria dos Olivais.  

Todas as bonecas que participaram no passatempo vão ser expostas no Foyer do Teatro Politeama e posteriormente entregues a uma instituição de solidariedade social (jardim de infância do bairro da Serafina), que também será convidada a assistir à mesma sessão desta peça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...